Publicado em: 27/08/2019 17:20 | Fonte/Agência: Ascom da Prefeitura de Bonfim

Projeto vai beneficiar famílias da agricultura indígena

O engenheiro agrônomo Samuel Carlos de Santana, responsável pela elaboração do projeto com a tuxaua da comunidade, Vandenha da Silva Sebastião

Projeto vai beneficiar famílias da agricultura indígena

O Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou o projeto de Sustentabilidade e Desenvolvimento na criação de galinhas caipiras e produção de ovos, da Comunidade Indígena do Pium, localizada no município de Bonfim.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Bonfim e do engenheiro agrônomo Samuel Carlos de Santana, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima (Seapa). Além da criação das aves e produção de ovos, o projeto proporcionar também a formação de composto orgânico, para a produção de mudas de espécies frutíferas e essências florestais.

O engenheiro agrônomo Samuel Carlos de Santana revelou que o valor total do projeto é de R$ 24 mil reais para ser executado. “A execução inicia neste mês de setembro de 2019 e segue até agosto de 2020. Serão beneficiadas mais de 200 indígenas da comunidade, que incluem jovens, mulheres, adultos e anciões”, destacou.

O investimento vem do fundo de 2019 que apoia projetos organizados em todo o Brasil, de entidades sociais sem fins lucrativos ou de apoio a movimentos sociais, ligados ou não à Igreja Católica, e que estejam habilitados preferencialmente a trabalhar com a temática proposta pela Campanha da Fraternidade, e este ano o tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Samuel agradeceu o apoio prestado pela Diocese de Roraima e a CNBB para a conquista da aprovação do projeto, que atendeu aos critérios estipulados no edital. “Atendemos ao conjunto de regras estabelecidas, como a formação e capacitação; mobilização para a conquista e efetivação de direitos; superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda, que foi o nosso caso”, revelou.